logo

CONTAMINAÇÃO

Mato Grosso tem 18 casos confirmados de coronavírus

Dos 18 casos confirmados, 4 estão hospitalizados, sendo 2 em UTI e 2 em enfermaria.


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (30), 18 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. Um aumento de 6 casos, desde a divulgação da Nota Informativa da última sexta-feira (27).


Conforme a nota, em Mato Grosso foram 210 casos notificados, sendo: 18 confirmados, dos quais 4 estão hospitalizados, 2 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 casos em enfermaria. Os casos confirmados da Covid-19 são em Cuiabá (12), Rondonópolis (3), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2).


De acordo com a nota, dos casos confirmados a média de idade entre os contaminados é de 40 anos.


Já sobre os casos suspeitos, 18 casos estão em UTI e 46 em enfermaria.


O Brasil registra até o momento, 4.579 casos confirmados e 159 óbitos.


As informações estão disponíveis no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, no qual todos os municípios possuem acesso.


Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.


O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.